27 abril 2008

Fotografia

Aproveitando o momentum que minha amiga e colega 22pm (carol) proporcionou com seu belo trabalho fotográfico, gostaria de enviar para apreciação geral umas poucas palavras sobre Fotografia; são a tentativa de esboçar um pensamento que, se não é embasado, é muito esforçado [=)] , para a aula de Fotografia da faculdade de Artes na Uerj (Professora Tânia Queiroz).

"O procedimento fotográfico é, em si mesmo, de natureza mecânica e característica. Isto equivale a dizer que existe uma determinada linguagem fotográfica, a qual se apoiará em determinados preceitos e normas usuais.
No entanto, a fotografia se utiliza ainda de certos recursos tradicionais que são comuns a outras categorias de arte, tais como o uso de técnicas de composição e tipos de estruturação (por exemplo, forma retrato/paisagem, uso de elementos cromáticos, luz e sombra, etc.). De fato, a fotografia só parece sair desta intersecção quando seus próprios elementos intrínsecos determinam no resultado final da obra. Mas não quero cair no erro ''Greenbergiano''! Seria equivocado falar de uma "essência" fotográfica, uma vez que a obra de arte exige uma conceituação própria, a qual não depende de regras usuais ou especificidades quaisquer mas somente da competência do artista ao defender sua cria, seja essa competência inerente à obra (ou seja, uma obra com mais apelo estético) ou inerente ao seu conceito (no caso de uma obra evidentemente conceitual)."

Aberto a críticas e comentários, assim como futuras correções!
Alexandre Marzullo

Um comentário:

  1. obrigada, Marzullo!!
    pelo elogio e pelo post.
    gostei muito, mas acho que vou ali ler um pouco mais pra poder discutir algo com vc.. heheh

    ta lendo roland barthes tbm?

    beijos!

    ResponderExcluir