05 julho 2009

Teatro - Zona de Risco

08 e 09 de Julho de 2009
19 horas
Teatro Noel Rosa
Centro Cultural da UERJ - Campus Francisco Negrãode Lima – Maracanã - R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ

O espetáculo Zona de risco é uma experimentação cênica que surgiu da necessidade de abordar o tema da violência, um estado de guerra que perpassa nossa realidade e que aprendemos a olhar de modo distanciado, a não ser quando suas asas sobrevoam, tragicamente, nossa existência. A criação cênica busca uma forma própria de materializar a urgência do tema, atuando de modo performático como um manifesto poético.
O ato poético foi construído por meio de um processo colaborativo, sob a orientação da professora de teatro, Nanci de Freitas, com a participação de estudantes do Instituto de Artes da UERJ. Os estudantes trabalharam como atores e integrantes das equipes de criação artística, pesquisando e atuando na produção e na montagem dos elementos cênicos (cenários, figurinos, trilha sonora, vídeo, iluminação e programação visual), além da elaboração do roteiro cênico-dramatúrgico.
O roteiro foi construído a partir da colagem de textos diversos (poemas, crônicas, recortes de jornais, depoimentos, manifestos), tendo como ponto de partida o Poema Sujo, de Ferreira Gullar; e tomando como referência o Manifesto Rio de Paz Pela Redução de Homicídios, texto chave de um movimento que atua no Rio de Janeiro, em discussão permanente da questão (riodepaz.org.br).
Além das textualidades, o roteiro cênico se organiza por diversas camadas narrativas, na mediação com formas artísticas que se hibridizam e com a presença das imagens visuais e sonoras, em permanente tensão de sentidos.Zona de risco é o resultado de um processo de criação artística desenvolvido pelo projeto de extensão, Espaço de Estudos e Criação Cênica, coordenado pela Profª Dra Nanci de Freitas, no âmbito do Departamento de Linguagens Artísticas, do Instituto de Artes da UERJ. O projeto de extensão é o espaço de interseção entre as experiências artísticas e a pesquisa acadêmica, desenvolvida no projeto Processos de criação no teatro contemporâneo: mediação entre linguagens artísticas diversas (PIBIC/UERJ - 2008-2009). Partindo das especificidades da pesquisa em arte – relação intensa entre teoria e prática - os estudos, pautados na proposta de “processo colaborativo”, exercitaram conceitos como “ação física”, “ator criador” e “dramaturgia cênica”, gerando uma experimentação no âmbito da cena teatral.

Ficha técnica:
Concepção e direção: Profª Nanci de Freitas
Roteiro:
Fragmentos textuais: Poema sujo, de Ferreira Gullar; A morta, de Oswald de Andrade; O teatro e seu duplo, de Antonin Artaud; Polícia e Bandido, de Leandro Sapucahy; Apocalipse, de São João; Manifesto Futurista, de F. T. Marinetti, Manifesto Rio de Paz pela Redução de Homicídios, Malícius, o proliferador de maldades, de Fabricio Gabriel; além de fragmentos de Eric Hobsbawm.
Atores: Fabricio Gabriel Jéssica Orem Pedro Crok Rodrigo Claro
Dramaturgia cênica: Processo colaborativo com a participação dos estudantes do Instituto de Artes: Fabricio Gabriel, Catiane Soares, Jéssica Sobreira, Mabeli dos Santos Fernandes, Marcelo Augustinho, Pedro Crok, Rodrigo Claro Vieira.
Trilha sonora:
Criação: Arthur Batista Cordeiro (LCV) e Nanci de Freitas
Edição da trilha sonora: Arthur Batista Cordeiro e Fabricio Gabriel
Gravação de áudio: Carlos Eduardo Alves Batista (Web rádio: CTE)
Música de abertura: Respeitável público – de Daniel Belion (ART)
Criação e edição de vídeo: Arthur Batista Cordeiro e Fabrício Gabriel
Iluminação: Pedro Crok
Colaboração cenográfica: Profª Cristina Pape (ART)
Figurinos: O Grupo
Cartaz: Marcelo Augustinho e Arthur Batista Cordeiro
Montagem de luz e som: Equipe técnica da Divisão de Teatro (Decult/Sr3)
Coordenação de produção: Nanci de Freitas
Assistentes de produção: Juliana de Oliveira Augusto Catiane Soares da Silva Clarice Duarte Rangel
Execução da produção: O Grupo
Apoios: Instituto de Artes da UERJ, Laboratório de Cinema e vídeo – LCV, Decult/SR3, Divisão de Teatro, COART, Depext/SR3, Cetreina, CTE (Web Rádio e COPSON), Comuns, Gráfica UERJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário