Respeitável público, o tempo é curto, por isso vou apenas reproduzir a reportagem do BBC news:
Europa lança site cultural gratuito com 2 milhões de itens
{atualizado: o site só volta a funcionar em dezembro!}
Site oferece desde a Mona Lisa a manuscritos de Beethoven
A União Européia está lançando nesta quinta-feira um arquivo digital na internet com mais de dois milhões de itens da cultura européia que estão expostos em mais de mil museus, bibliotecas, galerias de arte e arquivos do continente.
O site Europeana - no endereço dev.europeana.eu - inclui filmes, fotos, pinturas, mapas, arquivos sonoros e textos, todos disponíveis gratuitamente. [Na verdade, o endereço que eu consegui acessar foi http://www.europeana.eu/ e ele está temporariamente fora do ar devido ao grande número de acessos]. Até 2010, quando o projeto estiver totalmente concluído, os organizadores do site prometem oferecer mais de 10 milhões de obras.
De Gutenberg à Mona Lisa
Os internautas podem navegar pelo site em mais de 20 línguas – entre elas, o português.
O arquivo já conta com itens tão diversos como receitas da culinária francesa, textos de Homero ou imagens digitalizadas de manuscritos de Beethoven.
Segundo a comissária da União Européia para Informação e Mídia, Viviane Reding, o site permite que internautas vejam a Bíblia de Gutenberg ou a Mona Lisa sem precisar ir ao British Museum, em Londres, ou ao Museu do Louvre, em Paris.
"O Europeana dá acesso digital à história da Europa, seja a que está nas bibliotecas, nos arquivos ou nos museus, tanto de imagens, sons como filmes", disse o diretor de coleções européias e americanas do British Museum, Stephen Bury.
Centenas de instituições contribuíram para o site. O Instituto Nacional de Audiovisual da França contribuiu com mais de 80 mil gravações de áudio e vídeo do século 20, inclusive de imagens das primeiras batalhas da Primeira Guerra Mundial, em 1914.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/11/081120_europeana_dg.shtml
Eu acho um saco q esses sites nunca oferecem um conteúdo até a arte contemporânea, ou nem chegam perto.
ResponderExcluirhunf.
já basta o WGA !